O inverno e o outono batem à porta e com elas as baixas temperaturas se aplacam. E o cabelo, merece uma atenção especial, já que os fatores externos dessas estações podem ocasionar queda dos fios, desidratação ou extrema oleosidade. Porém, há algumas formas para se prevenir e remediar os efeitos do ar secos e ventos fortes e que podem garantir a saúde dos cabelos durante o período mais frio.

Como método de cuidados com os fios, a hidratação é extremamente importante. O uso de máscaras e condicionadores nessa época do ano é essencial para garantir a maleabilidade dos fios; outra proposta ideal para bloquear os efeitos do inverno é a umectação: “A umectação capilar é indicada para todos os tipos de cabelo e é uma ótima opção para quem quer reforçar a proteção e a vitalidade dos fios”. A umectação é um procedimento à base de óleos vegetais que enluvam os fios, deixando-os preparados para as baixas temperaturas.

Dormir com os cabelos ainda úmidos pode ocasionar fungos e bactérias. (Foto: Divulgação)

Outros cuidados importantes dizem respeito à lavagem dos fios. No frio é comum se optar em tomar banhos quentes e demorados, porém, a água quente apresenta um grande risco a saúde de qualquer tipo de cabelo, já que proporciona a produção excessiva de oleosidade no couro cabeludo e pode ressecar as pontas dos fios. O indicado para esses casos, é lavar o cabelo todos os dias e com água morna, assim o couro cabeludo não ficará oleoso.

Para quem não abre mão de lavar constantemente os fios, a dica principal é: não dormir com as madeixas molhadas. Dormir com os cabelos ainda úmidos pode ocasionar fungos e bactérias que se proliferam no clima seco do inverno. Logo, uma alternativa seria secar os cabelos com secador e utilizar protetores térmicos e seladores de fios, que podem garantir a integridade dos cabelos ao calor do secador. Reunindo esses cuidados é garantido que os cabelos possam seguir o inverno mais fortes e saudáveis.