A fisioterapeuta Márgara Castro Alves decidiu enveredar pela área da estética e inovou em seu espaço para trabalhar com a autoestima das clientes

 

Por Thais Fernandes

Formada em Poços de Caldas (MG), Márgara Castro Alves, descreve com carinho a profissão que escolheu. “Ser fisioterapeuta é acreditar na esperança que dias melhores virão. É vencer o sentimento de onipotência que foi, erroneamente, delegado para nós. É reconhecer nossos próprios limites”, declara.

Natural de Goiás, que descreve como um estado maravilhoso com pessoas alegres e receptivas, ela se encontrou também quando se mudou para o Sul de Minas e decidiu permanecer e criar vínculos por aqui. “Minha relação com Poços de Caldas foi amor à primeira vista. Essa, sim, é uma cidade incrivelmente maravilhosa, com beleza natural e um clima de dar inveja a muitos vizinhos”, brinca a fisioterapeuta que conta ter conquistado ótimos e leais amigos na cidade.

Com seu lar escolhido, Márgara teve que optar por um caminho dentro de sua profissão. “Amo e acho lindo o fisioterapeuta que cuida do tratamento de doenças, visando o bem estar e a melhora do paciente. Mas acabei escolhendo a área da beleza, saúde e bem estar para trabalhar”, declara. A opção se deu justamente pela busca do cuidado e fortalecimento do amor próprio dos atendidos. “Simplesmente adoro essa área! Amo cuidar e deixar as clientes lindas e maravilhosas, e com autoestima lá em cima”, acrescenta.

 

Estética pela autoestima

Para ingressar no setor, Márgara passou a buscar conhecimentos específicos em estética. “Pesquisei e fui atrás de vários cursos, como drenagem linfática, massagens de várias modalidades, pilates, gyrotonic e outros, pois essa área da beleza, assim como qualquer outra área, está sempre em evolução com novas técnicas e novos equipamentos de última geração”, explica a profissional.

A evolução individual terminou por agregar novas oportunidades para o mercado poços-caldense. “O processo passo a passo foi feito com base no melhoramento profissional dos fisioterapeutas que iniciaram comigo. Felizmente, estes profissionais se empolgaram e se motivaram, apesar do sacrifício particular de cada um, em fazer especializações nas áreas que queriam se dedicar”, revela ela sobre o início de descoberta da equipe que hoje atua ao seu lado.

Stúdio: a casa da beleza

Todo caminho trilhado levou a fisioterapeuta a oferecer os serviços em um só lugar: o Stúdio Márgara, onde ela busca ainda se aperfeiçoar nas técnicas. “O ritmo de trabalho intenso, mas não é exaustivo”, pondera. Atualmente a fundadora atua coordenando a empresa e conta com um time de colaboradores que prestam serviços diretamente no espaço.

Há sete anos no mercado, o Stúdio é considerado referência no município por sua característica de reunir diversos tratamentos em um só lugar. Entre eles estão: massagens relaxantes, drenagem, bambuterapia, modeladora, turbinada, pedras quentes.

À frente das estratégias, Fernanda Lopes é a gerente que Márgara procurava para arrematar os laços entre a equipe. Iniciando 2017 já com um ano e oito meses de casa, Fernanda se tornou amiga da proprietária e parceira de busca por conhecimentos. “Conversamos e quando a Márgara me convidou para trabalhar no Stúdio, nunca mais saí”, revela a paulistana que se mudou e se rendeu a Poços de Caldas há 20 anos.

Sabendo do potencial do trabalho para influenciar um maior número de mulheres a se valorizarem, Fernanda quer consolidar cada vez mais a marca do Stúdio e suas possibilidades de inovação. “Tem que estar sempre antenada. Estamos sempre em busca desse diferencial, mesmo com a demanda de trabalho. As meninas também se atualizam, me explicam e passam conhecimento novo diariamente”, explica ela sobre a boa relação entre as profissionais.

O resultado das atualizações constantes tem sido uma ampla gama de tratamentos. Entre eles, a criolipólise – que consiste no congelamento de gordura, o pump – que utiliza um aparelho com efeito de vácuo na região do glúteo e ajuda a levantar o bumbum e a corrente russa.

Além das tecnologias e inovações, a equipe se dedica a oferecer um dia de relaxamento completo e dedicação à autoestima. É o Spa da Noiva, que pode incluir champanhe, massagem e diversos tratamentos e regalias para a cliente, de acordo com o pacote desejado. Mas, calma, as madrinhas, mães de noivas e demais pessoas que quiserem um dia todo seu também podem requisitar.

“Temos também Manthus, sua função é a quebra a gordura localizada, a New Shape que é realizada através de radio frequência para combater a flacidez, reagindo ao colágeno da pele e o Peeling de Diamante para esfoliação superficial, removendo as células mortas da pele e estrias”, conta Tânia Durante, que atua como esteticista no local.

Com foco em trazer a cada dia novas possibilidades, o Stúdio tem buscado novos aparatos. “Estamos agora com equipamentos de carboxterapia, capacete para tratamento capilar, máscara facial com laser, os tratamentos tradicionais, Limpeza de Pele, Hidratação, Depilação com Cera e a Laser”, completa a profissional.

O desafio de diversificar seus atendimentos, o Stúdio vence com parcerias. O laser, por exemplo, fica disponível mensalmente, enquanto para maquiagens inovadoras a parceira é com Juju Pintapele.

Segundo Márgara, a quantidade de atendimentos mensais varia muito. “É difícil quantificar com precisão, porque muitas das clientes vão mais de uma vez por semana para fazerem tratamentos diferentes. Posso dizer que na média mensal, estamos com mais de 200 clientes”, revela.

Mas, mais difícil ainda de colocar em números são as boas memórias que o trabalho tem proporcionado para a fisioterapeuta. “Como nós trabalhamos com beleza, saúde e bem estar, todo acontecimento é único e marcante”, afirma.

O momento mais emocionante costuma ser justamente a reta final dos tratamentos. “Me sinto muito gratificada quando a cliente atinge os resultados que ela almeja. E estes resultados também são minhas fontes de inspiração. Na vida pessoal é estar bem comigo mesmo, com as pessoas q convivem comigo, amigos e com minha família”.

O dia a dia de Márgara se divide em dois momentos. No primeiro, ela busca o auto cuidado com exercícios físicos e aulas de línguas. “O meu cotidiano de segunda a sexta na parte da manhã é cuidar da minha parte física, como pilates, musculação com personal. Também procuro me dedicar nas aulas de inglês”.

Cumprido o momento dedicado a si, a profissional se volta para a gestão da empresa. “Na parte da tarde, me dedico totalmente ao Stúdio Márgara, verificando a parte de gerenciamento e funcionamento sempre com a presença da minha gerente. Que, aliás, é uma ótima profissional. E conto também com assessoria de consultor”.

Para o futuro, Márgara traça metas ambiciosas. “Estamos planejando expandir o Stúdio Márgara para outras cidades, principalmente Goiânia”, revela. Também está nos planos trazer novas técnicas de outros locais para seu quadro de opções. “Ainda não aconteceu, mas pretendo viajar para fora e trazer de outros países novas possibilidades para o Stúdio”, pontua ela, que arremata com positividade no presente: “Estou feliz, tanto na vida pessoal quanto na profissional”.