COLUNA – QUASE TUDO CULTURAL
Por Raissa Dias
AnimaAção tem exibição pública no Julho Fest 2016
Projeto cultural da Oficina da Terra art studio promove sessão de cinema com o filme “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu

O cinema invadiu a praça durante o Julho Fest – Festival de Inverno de Poços de Caldas. A exibição pública do filme indicado ao Oscar 2016 de melhor animação, “O Menino e o Mundo” de Alê Abreu, aconteceu na Praça Pedro Sanches. A sessão aberta é promovida pelos animadores Rosana Lovato e Anderson Almeida, da Oficina da Terra art studio, e faz parte do projeto cultural AnimaAção.
No longa metragem, o personagem principal é um menino que um dia deixa a aldeia em que vive, em busca de seu pai. Na sua jornada de autodescobrimento, encontra seres estranhos como máquinas-bichos e descobre o problema da desigualdade social, tanto nas fazendas quanto nas indústrias, com o desemprego trazido pela automação. Abreu buscou diversas técnicas para criar o universo de fantasia em que se passa a história e a criação dos cenários e dos personagens foi feita com lápis de cor, giz de cera, colagem e pinturas.

O AnimaAção teve início em junho com exibição do longa no Caic – Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto, Jardim Esperança, na programação do projeto Cultura nas escolas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura. Haverá também a exibição da vinheta 2016 do projeto e de curtas metragens produzidos em sala de aula pelos participantes das oficinas do AnimatériA, outra ação cultural da Oficina da Terra art studio. O público poderá conhecer todo o desenvolvimento desse segundo projeto, que acontece a cerca de quatro anos em Poços de Caldas, na exposição fotográfica que será montada no mesmo espaço.
AnimaAção é realizado com o patrocínio direto do Grupo DME, e no segundo semestre deste ano, rodará algumas escolas públicas da cidade para a exibição do filme de Alê Abreu e também com a realização de oficinas de Pixilation. O resultado das oficinas poderá ser conhecido do grande público, em mostra paralela, no DIA Internacional da Animação, dia 28 de outubro.