Mais uma vez, sem pretensões técnicas, trago essa listinha singela de leituras envolventes e que valem a pena

 

Por Lilian Brandão

  1. A Rosa da Meia Noite, Lucinda Riley

A história da indiana Anahita Chavan é simplesmente maravilhosa, atravessa quatro gerações e percorre diferentes cenários da Índia e Inglaterra. Anahita viveu mais de cem anos e sua família nunca conheceu seus maiores segredos. Ela confia a seu bisneto Ari um livro sobre sua vida e ele decide ir à Inglaterra descobrir a verdadeira história de sua família. O livro se desenvolve em várias linhas temporais, com histórias que se cruzam: o tempo presente acompanha Ari em suas buscas e tem uma  trama razoável; já o passado, narrado pelo próprio livro de Anahita, é a melhor parte.  A narrativa é tocante e envolvente, nos apresenta uma história de amor inesquecível, misturada a grandes tragédias familiares, encontros e desencontros.a-rosa-da-meia-noite

 

 

 

 

 

2. O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, Ransom Riggs

Literatura infanto juvenil da melhor qualidade! Ótima dica para quem está descobrindo o prazer da leitura. O livro é recheado de fotografias sinistras com ar sobrenatural, desde a capa até as fotos reais, que vão apresentando os personagens peculiares e encantadores. A história é levemente inquietante (na medida certa para crianças) e a narrativa misteriosa nos mantém presos da primeira à última página. Não vou contar mais nada para não estragar a surpresa, risos.

livro-o-orfanato-da-srta-peregrine-para-criancas-peculiares-ransom-riggs-5550356

 

 

 

 

 

 

3. O cavaleiro dos Sete Reinos, George R. R. Martin

Para os fãs de Game Of Thrones, enquando aguardamos o sexto livro da série ou a sétima temporada da tv, o livro é um conjunto de três novelas. Todas elas retratam um período anterior aos eventos narrados no primeiro volume das Crônicas de Gelo e Fogo. Se comparado aos cinco livros da série é bem menor e menos complexo, mas tão bem escrito quanto. Trata da história de Sor Duncan, o Alto e do Rei Aegon V, durante o auge da Dinastia Targaryen. Estes admiráveis heróis iniciaram suas aventuras pelo reino como  Dunk, um cavaleiro andante, e Egg, seu escudeiro. São dois personagens incríveis, ao melhor estilo “R. R. Martin”, que se aventuram e crescem muito durante a jornada, assim como a amizade entre eles. “O Cavaleiro dos Sete Reinos” é uma leitura leve, excelente opção para matar a saudade de Westeros.

download

 

 

 

 

4. O Rouxinol, Kristin Hannah

Um romance de ficção inspirador. Trata do período da ocupação francesa pelos nazistas e o impacto desta sob a França, sobretudo as mulheres que ficaram sozinhas enquanto seus maridos iam para a guerra. As irmãs Vianne e Isabelle têm suas vidas completamente transformadas durante este período de trevas. Vianne é obrigada a receber um oficial alemão, que fica aquartelado em sua casa, e sofre todas as consequências desta proximidade com o inimigo. Isabelle é determinada e rebelde e se une às forças da resistência francesa, provando quão forte uma mulher pode ser na luta por seus ideais. Cada uma à sua maneira tenta sobreviver aos horrores da guerra e salvar consigo outras pessoas. A descrição histórica da guerra é muito bem feita, retrata os abusos, a fome e a violência brutal deste período e a capacidade humana de manter a fé e a bondade, mesmo sob os piores sofrimentos. Leitura obrigatória para gosta de histórias tocantes e valorosas.

download-1

 

 

 

 

 

 

5.Tuareg, Alberto Vázques-Figueiros

Bem que o amigo que me presenteou com este livro avisou: “é uma história incrível!”. Tuareg é o povo guerreiro do deserto, que segue costumes milenares e um código de conduta inflexível. São homens fortes, honrados e os únicos a conseguir habitar as regiões mais áridas e inóspitas do deserto do Saara.  O fascinante Tuareg Gacel Sayad é um dos últimos de seu povo, um imoha que vive completamente isolado no deserto, a peregrinar com sua família e escravos. Até que acolhe dois desconhecidos em seu acampamento, atendendo à lei da hospitalidade. O exército invade seu território, mata um hóspede e leva o outro, ferindo a milenar lei do deserto. Gacel parte em busca de sua honra e inicia a jornada de sua vida, tensa e infernal como o pior calor do Saara. É a história de um homem extraordinário, verdadeiro guerreiro e o final é completamente imprevisível e brilhante.

download-2