Olá, meus amigos solteiros! Vem chegando aquele momento de fome, e você precisa se virar e preparar sua própria comida. Mas você não precisa simplesmente comer aquele tradicional pão com ovo. Que tal darmos um toque gourmet aos seus pratos ? Afinal, muitas vezes acontece de receber aquela pessoa especial que você quer surpreender, e aqui você aprenderá a preparar deliciosos pratos, sem muita dificuldade de preparo.  Pois vamos ao que interessa. O preparo do dia será o delicioso sanduíche português, chamado “Francesinha”.

Para quem ainda não conhece, o prato é tradicional da cidade de Porto, e segundo boatos, o nome “Francesinha” vem das mulheres francesas que moravam em Portugal e usavam saias mais curtas, chamando atenção dos portugueses com sua sensualidade. O sanduíche é feito com pão de forma, carne, linguiça, presunto e muito queijo, além do molho especial com cerveja e vinho. Sem perder o delicioso sabor tradicional do prato, vamos aqui adaptar os ingredientes para os solteiros de plantão.

Vamos à receita!

INGREDIENTES DO MOLHO:

1/2 cebola picada

2 dentes de alho amassados

1 colher de manteiga

1 tablete de caldo de carne

2/3 taça de vinho tinto (vinho do porto, de preferência)

2/3 lata de cerveja

4 colheres(sopa) de extrato de tomate

1 folha de louro

1/2 copo de leite

1 colher de maisena

 

Sal e pimenta a gosto

INGREDIENTES DA MONTAGEM

3 fatias de pão de forma

1 bife de alcatra (ou outra carne macia)

1 linguiça toscana

2 fatias de presunto

5 fatias de muçarela (ou qualquer queijo que derreta)

MODO DE PREPARO

Coloque em uma panela a manteiga, a cebola e o alho, e deixe dourar. Acrescente o extrato de tomate, a folha de  louro e o vinho. Misture e acrescente a cerveja. Deixe em fogo baixo de 10 a 15 minutos, depois coloque o tablete de caldo de carne e dissolva.

Prepare separadamente a maisena e o leite. Acrescente a mistura ao molho e mexa até engrossar um pouco. Reserve o molho. Coloque manteiga na frigideira e frite o bife, temperado com sal e pimenta a gosto. Frite a linguiça e corte ao meio (na vertical e horizontal).

Dê uma torrada no pão, usando um pouco de manteiga, e comece a montagem. Coloque uma fatia de pão, o bife, o presunto, outra fatia de pão, a linguiça, mais uma fatia de pão e, por fim, cubra com a muçarela, colocando quatro fatias caídas nas laterais, e uma fatia dando o acabamento em cima. Leve ao forno pré-aquecido por uns 5 minutos (para derreter o queijo). Voltando ao molho, retire a folha de louro e bata no liquidificador. Volte á panela por uns 2 minutos. Depois despeje o molho sobre o sanduíche, cobrindo ele todo.

Agora é só comer e se deliciar.

P.S: Essa porção serve duas pessoas, qualquer dúvida ou sugestões entre em contato com: cozinhadesolteiro@hotmail.com. Bom apetite!

O delicioso prato português na Cozinha de Solteiro.

O delicioso prato português na Cozinha de Solteiro.