Que o estresse é nosso companheiro de longa data, isso todos já sabemos. Porém, que o estresse é um companheiro de longa data e ladrão de experiências humanas, isso poucos sabem. Junto com a tecnologia, crescimento rápido e capitalismo desacerbado, o homem contemporâneo sofre como jamais sofreu de estresse.

De todos os lugares habitados no Planeta Terra, talvez o menos habitado de todos seja o Aqui e Agora. Vivemos constantemente em um futuro que nunca chega, ou habitamos eternamente um passado que jamais termina. Somos marionetes, em ambos os casos, imaginando e projetando constantemente expectativas no futuro, como se pudéssemos planejar absolutamente tudo que se desenrolará em nossa vida. Evidentemente que uma vida sem planejamento, é uma vida incerta e isso pode nos acarretar problemas, ou talvez não… Talvez o segredo, seja o equilíbrio certo, entre uma vida toda planejada e uma vida no futuro com a falta de planejamento total, seja, de coisas na medida em que elas vão se apresentando em nossos caminhos. Por inúmeras vezes você fez planos ou temia algo que nunca chegou a acontecer efetivamente?

Esses planejamentos excessivos nos acarretam outro problema muito comum: a frustração.

Lidar com a frustração nos dias atuais é uma das melhores formas de viver a vida plenamente e experimentar os sabores de cada experiência como ela verdadeiramente é. Mas deixemos a “Frustração” como tema de uma de nossas próximas conversas futuras.

Aqui e Agora, você mesmo pode fazer um pequeno exercício que o ajudará a aliviar o estresse do dia a dia.

Dê três inspirações mais profundas. Inspire por três vezes,… Inspire mais uma vez profundamente e sinta a temperatura ao seu redor e me diga: Quantos graus você acha que está agora? Traga sua atenção para os sons ao seu redor, descreva 5 sons que você está ouvindo. Traga sua atenção para a língua, qual o sabor que ela experimenta exatamente agora? Inspire profundamente e sinta o cheiro do ambiente onde você está. Consegue sentir quantos aromas? Observe a posição do seu corpo agora, não se preocupe em alinhar a coluna em nada daquelas coisas muito difíceis, simplesmente observa a posição dos seus pés, coluna, braços e cabeça. Se observe. Inspire. Expire. Descreva 3 coisas agradáveis que você vê ao seu redor.

Exercício terminado.

Ao voltarmos nossa atenção para o Presente, o estresse é drasticamente reduzido, pois as emergências do futuro e arrastamento do passado são balanceadas e cada um tem o seu devido peso e medida. Desta forma, o estresse não rouba nossas experiências do Presente e importantíssimas como a família, amigos, cultura, cônjuge, religião, espiritualidade, natureza…

Esses pequenos exercícios de estar no Presente, Aqui e Agora, permite que vivamos de forma mais plena, valorizando pessoas ao nosso redor, valorizando momentos de saúde, valorizando momentos de gentileza humana ou ainda valorizando a simples e pura experiência de se sentir Ser Humano.

É assim, respeitando e aprendendo com o Passado, planejando com gentileza e flexibilidade, o Futuro, que podemos viver plenamente no Presente e reduzir o stress da nossa vida tão fugaz.

Por Rudra Das

 

Matéria completa na banca mais próxima!